Cineclube IAP apresenta

02/05/2011 19:00
02/05/2011 22:00
America/Belem

Cineclube IAP apresenta

No dia 2 de maio, às 19h, acontece mais uma sessão ACCPA/IAP, do Cineclube Alexandrino Moreira, com o documentário "Arquitetura da Destruição", dirigido por Peter Cohen. A produção, de 1989, faz um estudo do nacional-socialismo de Adolf Hitler sob o ponto de vista estético.

 

De sua chegada ao poder à derrocada alemã na Segunda Guerra, passando pela tese da "solução final" para os judeus, o filme acompanha a ambição artística do Führer, que se considerava um "artista na política". Como um arquiteto disposto a "embelezar" o mundo, ele planejava reconstituir a sociedade alemã através da arte.

 

"Arquitetura da Destruição" consagrou-se internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema. O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. A veia artística do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania.

 

Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, precisasse destruí-lo.

 

Após a exibição do documentário, haverá um debate entre o público e críticos da ACCPA