Servidores da Seduc participam de Semana da Saúde

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início na manhã desta segunda-feira (30) à programação da IX Semana da Saúde do servidor com ginástica laboral e palestra sobre a importância da doação de sangue. A abertura contou com a presença da Secretaria de Educação, Socorro Coelho, da diretora Administrativa e Financeira da Seduc, Maria de Nazaré Costa, de representantes da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).

A gerente de Assistência ao Servidor (GAS) da Seduc, Valnícia Dantas, alerta para a importância da participação dos servidores nas atividades que acontecerão ao longo da semana que neste ano apresenta o tema "Saúde Preventiva e Qualidade de Vida no Trabalho: uma questão de saúde coletiva"."Percebemos que a há um grande volume de registro de doenças, de licenças saúde e atendimentos de urgência. Por isso, é necessário fazer essa mobilização porque estamos preocupados com a saúde coletiva dos servidores", disse ela.

Nesta terça-feira (1), os servidores receberão um laço vermelho logo na entrada do prédio da Secretaria. O laço foi criado em 1991, pela Organização Não Governamental Visual Aids, de Nova York, e simboliza a solidariedade e o comprometimento na luta contra a Aids. Às 9h, no auditório da Seduc, haverá uma palesta sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's/Aids) com a enfermeira Norma Simone, da Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais (URE-DIPE).

Na próxima quarta-feira (2), uma equipe do Detran fará uma mobilização com atividades lúdicas e esclarecimentos sobre Educação no Trânsito no semáforo em frente ao prédio da Secretaria. Pela tarde haverá duas palestras sobre Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Acupuntura com grupos de trabalho da Secretaria de Estado de Administação (SEAD) e o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest). As palestras acontecerão a partir das 14h, no auditório da Seduc.

Um ônibus do Hemopa também estará em frente ao prédio da Gerência de Tansportes (Gtran), na quinta-feira (3), para atender aos servidores interessados em fazer doação de sangue. Segundo Valnícia, a equipe da GAS já conseguiu mobilizar mais de 100 pessoas que vão coletar sangue. "Vamos esperar que mais pessoas participem dessa campanha e doem sangue", disse ela.

O encerramento da IX Semana de Saúde do Servidor da Seduc será na sexta-feira (4), no clube da Associação dos Servidores da Secretaria de Estado de Educação (Asseduc), com atividades desportivas, ginástica laboral, campeonato de futebol e feijoada. Neste dia também haverá a premiação dos vencedores da gincana “Celebre a Vida com Saúde” cujas atividades acontecerão todos os dias da semana. Entre as atividades da gincana estão, concurso de dança, apresentação artística das equipes e torneio de futebol. Durante toda a semana a GAS também disponibilizará serviços de medição de pressão, glicemia e de índice de massa corpórea na Tenda da Saúde.

Texto: Julie Rocha
Ascom/Seduc