Servidor público tem motivos para celebrar o Dia do Trabalho

Servidor público tem motivos para celebrar o Dia do Trabalho

Os servidores públicos estaduais do Pará chegam a mais um Dia do Trabalho neste domingo (1º) com bons motivos para comemorar: reajuste salarial, oferta de qualificação profissional e melhorias no Plano de Assistência dos Servidores Públicos (PAS). Tudo isso, conquistado em apenas 100 dias de governo, mostrando que os funcionários do Estado podem esperar muito mais nos próximos anos.

A primeira boa notícia veio com o anúncio de 1.523 nomeações de concursados, o que representa 48% das vagas disponíveis nos concursos ainda em vigência. A Secretaria de Estado de Administração (Sead) confirmou ainda a abertura de novos concursos para as Polícias Militar e Civil. Os concursos serão abertos ainda este ano e ofertarão 1.510 vagas.

A remuneração dos servidores também passou por melhorias. Os funcionários do Estado já receberam, no contracheque referente ao mês de abril, um aumento salarial de 6,31%, como primeira parte de um acordo entre o governo do Estado e os representantes do funcionalismo, ainda em curso.

Qualificação – Como a valorização dos funcionários públicos não se baseia apenas no aumento de salário, o governo retomou as atividades da Escola de Governo do Pará (EGPA), oferecendo cursos voltados à qualificação profissional dos trabalhadores. Atualmente 38 cursos, nas mais diversas áreas, estão sendo ofertados gratuitamente pela EGPA. “A resposta dos servidores tem sido muito animadora. As turmas estão lotando muito rápido e em alguns cursos já tem gente na fila. Isso mostra que o funcionário tem cada vez mais interesse em se capacitar”, ressaltou o diretor geral da EGPA, Ruy Martini.

Segundo ele, uma das grandes inovações da escola é o lançamento do curso de pós-graduação que será ofertado aos funcionários em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). A previsão é que o curso seja lançado ainda no segundo semestre deste ano.

Outra novidade é a volta dos programas direcionados ao servidor como o Servifest, o Auto de Natal e o Servidor Nota 10. “A retomada desses programas foi incluída na Agenda Mínima do governador, e isso nos deixou muito entusiasmados. Temos certeza que muitas coisas boas ainda estão por vir”, afirmou Martini.

Humanização  – Também há boas notícias na área de assistência ao servidor. O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), que conta com cerca de 214 mil segurados e mais de 400 credenciados, mostra que as mudanças e melhorias só estão no começo.

Neste ano, o Iasep investiu na humanização do setor de atendimento, ampliou o horário de atendimento aos trabalhadores, acelerou a liberação de cirurgias e procedimentos de alta complexidade, criou um contato direto com o servidor pelo Disque-Iasep e pretende investir muito mais no atendimento no interior do Estado.

“Muita coisa já foi feita pensando no bem estar do servidor. Queremos que os funcionários saibam que têm um plano de saúde de qualidade, no qual podem confiar. Ainda temos muitas metas a cumprir, porém já começamos a dar os primeiros passos”, concluiu o presidente do Iasep, Kleber Miranda.

Bruna Campos – Secom