Sedap e Setur promovem festival da produção rural na rota Belém-Bragança

14/07/2016 12:45
29/07/2016 12:45
America/Belem

Os investimentos feitos pelo Governo do Pará na Rota Turística Belém Bragança estão fomentando o desenvolvimento econômico dos 13 municípios ao longo do percurso. Muitos novos negócios têm surgido, focados principalmente na produção artesanal, com processamento da produção de lavouras e pomares de centenas de famílias de agricultores.

Estes negócios são tocados por pequenos comerciantes ou pelos próprios produtores familiares, gerando emprego, renda e ocupação nas localidades rurais, muitas delas, comunidades tradicionais, como as quilombolas.

Pensando na perspectiva de ampliar ainda mais o mercado destes produtos e em dar maior visibilidade para a Rota, as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e de Turismo (Setur), em conjunto com  a Prefeitura de Igarapé-Açu, Pará Rural, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vão realizar o I Festival da Produção Rural na Rota Turística Belém-Bragança, reunindo, em uma grande feira, produtos agrícolas, artesanato e produtos agroindustrializados produzidos na região.

O Festival começa nesta sexta-feira (15) e será realizado também nos dias 22 e 29 de julho, a partir das 7 horas, no Centro Cultural Gidalte Alves de Almeida, em Igarapé-Açu. Um dos seus objetivos é também facilitar a venda direta dos produtores para os consumidores, eliminando atravessadores e garantindo preços mais baixos para que visitar o espaço. A programação também contará com um festival gastronômico, com pratos típicos dos municípios e com atrações culturais locais, na parte da tarde.