Sead reforça atendimento de qualidade na Estação Cidadania

O governo do Estado do Pará, através do Programa de Qualidade da Secretaria de Estado de Administração (PQ/Sead), realizou treinamento sobre “Qualidade do atendimento no serviço público”. As aulas aconteceram ao longo do mês de setembro - Dia 07/08, na Estação Cidadania de Santarém; Dia 21/09 na Estação Cidadania do Guamá e no dia 27/09 na Estação Cidadania do Jurunas. A capacitação é especifica para os servidores que trabalham com atendimento presencial e telefônico das estações, a fim de despertar no servidor público o interesse e a busca constante de melhorias no ambiente de trabalho, buscando a competência e a excelência na prestação de um bom atendimento à sociedade.

Cerca de 30 mil cidadãos circulam mensalmente nas três unidades e recebem atendimento direto prestado por servidores públicos da Sead qualificados com este treinamento. A Estação Cidadania é um complexo de atendimento integrado que tem por finalidade disponibilizar ao cidadão a prestação de serviços públicos, mediante a integração de diversos órgãos no mesmo local, oferecendo atendimento ágil, eficiente e de qualidade.

A partir de uma pesquisa de satisfação, realizada pela Diretoria de Desenvolvimento de Gestão (DDG), em parceria com a Ouvidoria/Sead, com os cidadãos que utilizam os serviços da estação cidadania, foi identificado à necessidade de treinamento mais especifico para área de atendimento. “A pesquisa serviu como mais um reforço para a realização do treinamento, pois o nível de satisfação do usuário é sem dúvida uma importante ferramenta de gestão”, destacou a coordenadora do PQ/Sead, Fátima Simas.

Durante as aulas práticas, foram destacados princípios básicos que norteiam a excelência no atendimento, tais como: Cumprimentar o usuário; Identificar-se; Não utilizar termos de intimidade; Usar linguagem adequada; Evitar falar ao celular durante o atendimento; Dar informações objetivas, rápidas, corretas e completas; entre outros. Para o servidor, participar do treinamento oportunizou a chance de um aprimoramento profissional. “O atendimento é o carro-chefe de qualquer organização, é o primeiro impacto do cidadão usuário daí a importância da capacitação. O treinamento foi iniciado pelas unidades do prédio central da Sead e se estendeu para as estações, que tem um atendimento direto com a população”, disse a consultoras do Programa de Qualidade, Silvia Abinader.

. “Quando o cliente vem até nós, ele deseja que seus problemas sejam resolvidos e, se nós fizermos nosso papel, atendendo bem, resolvendo e solucionado o problema com certeza o usuário sairá satisfeito e voltará”, falou o servidor, Reginaldo Santos.

O PQ/Sead faz parte do Programa de Qualidade na Gestão Pública (PQG), coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento de Gestão (DDG) da Sead, que objetiva promover a excelência da gestão nas organizações públicas estaduais, buscando a melhoria da qualidade na prestação dos serviços públicos oferecidos à sociedade, além de primar pela valorização e desenvolvimento das pessoas, no sentido de fomentar a criatividade e a inovação para o crescimento profissional e institucional.