Sead realiza evento "Estágio Probatório na Prática"

  

 
 
 A Secretaria de Estado de Administração (Sead), através da Diretoria de Desenvolvimento de Gestão de Pessoas (DPP-Sead), realizou nesta quarta-feira, 7, o evento “Estágio Probatório na Prática”. O seminário aconteceu no auditório Ismael Nery (Centur). O Estágio probatório é um período de adaptação no qual é verificado o desempenho do servidor recém-admitido na administração pública.
 
O evento teve por finalidade apresentar aos gestores dos Recursos Humanos (RH) e membros das Comissões Especiais de Avaliação de Desempenho dos órgãos estaduais, orientações e procedimentos relacionados ao processo de avaliação de desempenho do servidor-estagiário, de acordo com Decreto nº 249, de 11 de outubro de 2001, o qual dispõe sobre o estágio probatório do servidor público. O estágio probatório tem duração de três anos (36 meses), contados a partir da data de entrada do recém-admitido.
 
Durante o período de estágio é avaliada a aptidão e capacidade do servidor para o exercício do cargo, a responsabilidade, organização, iniciativa, disciplina, relacionamento no trabalho, cooperação e confiabilidade. De acordo com a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, para alcançar a tão sonhada estabilidade o servidor deve antes passar pela fase de capacitação. “É uma obrigação legal que para a efetivação desses servidores seja feito antes apurações a cerca da aptidão e a capacidade do iniciante no desempenho do seu cargo, por isso, o servidor passa por um período de avaliação de atuação, até se tornar de fato efetivo”, explicou.
 
 
 
 
 
 
De acordo com o Técnico em Gestão da Sead, Brivaldo Soares, a avaliação especial de desempenho do servidor-estágiário ocorre em quatro etapas. “A primeira começa a contar a partir do primeiro ao sexto mês de efetivo exercício; a segunda, do sétimo ao décimo segundo mês; a terceira do décimo terceiro ao vigésimo quarto mês e, por último, a quarta que contará do vigésimo quinto ao trigésimo sexto mês efetivo de exercício do servidor”, esclareceu. O evento foi encerrado pelo Diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Gestão de Pessoas (DPP-Sead), Gerson Brito, que aproveitou o momento e o final das palestras para tirar dúvidas e aceitar sugestões dos servidores presentes no evento.
 
Mais fotos: clique aqui
 
Ascom/Sead