Prêmio Estadual da Qualidade 2010 é lançado em Belém

O auditório da Secretaria Estadual de Fazenda ficou lotado na manhã desta quinta-feira, dia 25, na cerimônia de lançamento do Prêmio Estadual da Qualidade. O PEQ-PA é uma iniciativa do Governo do Estado na busca pela excelência no atendimento ao cidadão.

Participaram do evento, os representantes das organizações adesas ao Programa de Qualidade na Gestão Pública do Estado do Pará (PQG-PA), a equipe técnica do programa e a autoridades, como o Secretário-Adjunto de Administração João Messias, que representou o Secretário Estadual de Administração Wilson Figueiredo; o presidente da Jucepa Artur Tourinho; o Secretário Adjunto da Fazenda José Carlos Damasceno; a Diretora Técnica do Hemopa Alessandra Quinto Bentes; a Diretora de Desenvolvimento de Gestão da Sead Milene Carvalho e o coordenador do PQG-PA, Flavio Augusto.

Durante a cerimônia foram apresentadas as novidades do Prêmio de Qualidade 2010, que este ano terá 8 critérios, já que os itens Cidadão e Sociedade foram desmembrados. As organizações adesas também receberam o Guia do PEQ_PA. Elas também foram informadas sobre o Curso de Indicadores, que será ministrado pelo professor Alberto Tobias.

“ Nós vamos trabalhar este ano para conquistar Medalha de Prata ou Ouro”, disse o presidente da Jucepa, Artur Tourinho. A organização conquistou Medalha de Bronze no ano passado.A Diretora Técnica do Hemopa, Alessandra Bentes, que no ano passado levou a Medalha de Prata, disse que a fundação está a disposição dos demais órgãos adesos ao PEQ-PA para compartilhar práticas de melhoria da gestão. “ Nós também queremos chegar ao nível do HemoRio, que é melhor do Brasil”, disse ela, referindo ao estado do Rio de Janeiro.

O Secretário-Adjunto de Fazenda reforçou a importância do Prêmio de Qualidade. “ O cidadão está cada vez mais exigente e o serviço público tem que acompanhar essa evolução”, disse José Carlos Damasceno.

O Prêmio Estadual da Qualidade é um reconhecimento para as organizações que implementam a qualidade no sistema de gestão. Ele é ancorado pela SEAD, através do Programa de Qualidade na Gestão Pública do Estado do Pará.“ Agradecemos a colaboração dos examinadores do PEQ-PA que trabalham de forma voluntária. Sem eles nada poderia ser feito”, disse a consultora Silvia Mara Abinader, da Sead.

O Secretário Adjunto de Administração, João Messias, presidente da Comissão Organizadora do Prêmio Estadual da Qualidade, encerrou a cerimônia, desejando boa sorte a todas as organizações que vão se inscrever no PEQ-PA 2010. “ É muito importante que todos se comprometam com as etapas do prêmio que vão culminar com a cerimônia de premiação no mês de outubro”, finalizou o professor João Messias.

Serviço: Todas as informações do Prêmio podem ser consultadas no site www.pqg.pa.gov.br

ASCOM / SEAD