Polícia Militar adere ao Programa de Qualidade na Gestão Pública (PQG-PA)

A equipe do Programa Qualidade de Gestão Pública (PQG-PA) da Secretaria de Estado de Administração (Sead) participou da Solenidade de adesão da Polícia Militar (PMPA) ao Programa de Qualidade na Gestão Pública do Estado do Pará. A assinatura do Termo de Adesão do programa aconteceu no auditório do Comando Geral da PMPA. Na solenidade, compuseram a mesa, a Secretária de Estado de Administração, Alice Viana, a Diretora de Desenvolvimento de Gestão (DDG-SEAD), Bernadete Dela Flora, o Comandante Geral da PMPA Coronel PM, Mário Solano e o Chefe do Estado Maior da PM, Osmar Vieira Costa Jr.

Dando início à solenidade, o Sr. Cel PM Osmar Vieira Costa Jr. Chefe do Estado maior da PM, foi convidado a fazer seu pronunciamento, "A instituição está buscando mecanismos para que aconteça a qualidade nos serviços que presta à sociedade. Parabéns a todos nós que fazemos parte de uma corporação que busca continuamente a qualidade de vida para a sociedade”, falou.

Após a assinatura do Termo de Adesão, a Secretária, Alice Viana, parabenizou toda a corporação da PMPA pela iniciativa e ressaltou a importância do Programa para gestão estadual. “Esse Programa foi instituído no primeiro governo do Simão Jatene e busca a valorização do servidor. Estou feliz por essa primeira adesão, neste governo, ter sido da Polícia Militar. Tenho certeza que a partir disso vamos conseguir resultados positivos tendo a capacidade de nos avaliarmos como gestão”, disse.

Em seguida o pronunciamento do Cel. Solano, "em 2009 tomei conhecimento do Programa e tinha como um sonho a sua implementação, agora o realizando, materializando este sonho e essa parceria. "O Coronel ressaltou agradecendo, nessa gestão, a disponibilidade da secretária da Sead à PM e ponderou em seu discurso que o trabalho, como disse Alice, deve ser realizado através de transparência. Solano encerrou dizendo que “Mais importante que a viagem é o caminho”.

O Tenente da PM/ Coordenador Geral Penitenciário e Coordenador PQG Susipe, André Luis Cunha, apresentou a palestra “O Papel Social da Segurança Pública” e apresentou também dados sobre a criminalidade no país. “A sociedade brasileira padece da ‘Síndrome da insegurança pública’, visto que para essa síndrome não existe uma causa apenas, mas várias, como a pobreza, o desemprego, desigualdade social, por exemplo, que juntas desencadeiam essa situação. Fazer segurança pública não é só responsabilidade do Estado, é de todos”, disse, e finalizando, destacou a importância de um planejamento, de estratégias, da atuação do Programa de Qualidade na gestão.

O Programa de Qualidade na Gestão Pública é organizado pela Secretaria de Estado de Administração que objetiva promover a excelência da gestão nas organizações públicas estaduais e municipais, visando à melhoria da qualidade da prestação dos serviços públicos à sociedade, além de primar pela valorização e desenvolvimento das pessoas, no sentido de fomentar a criatividade e a inovação para o crescimento profissional e institucional.