Plano de Formação Docente promove videoconferência

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Instituições de Ensino Superior promovem, nesta quarta-feira, dia 23, às 14h30, no auditório do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), uma vídeo-conferência sobre o Plano de Formação Docente do Estado do Pará aos Professores das Redes Públicas Estadual, Municipal e Instituições de Ensino Superior (IES).

Dezessete municípios, nos quais há telecentros das instituições envolvidas ou infocentros do Programa Navegapará, participarão do evento de modo interativo, e em tempo real. Nos demais municípios, com acesso à internet, os interessados poderão acompanhar a conferência ao vivo, bem como encaminhar e-mail's, para serem respondidos ao vivo ou posteriormente.

Além de representantes da Seduc, responsável pela coordenação do Plano no Pará, e das Instituições de Ensino Superior ligadas ao Plano, farão parte da mesa os diretores de Educação Básica Presencial e de Educação Básica a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC).

Formação docente - Estima-se, em todo Pará, aproximadamente 60 mil docentes com qualificação inadequada. Desses, 40 mil não possuem curso superior, enquanto apenas 12.300 possuem licenciatura adequada à função que exercem. Para solucionar definitivamente esse problema e proporcionar um salto na qualidade da educação oferecida, o Plano Decenal pretende qualificar docentes que atuam na Rede Estadual de Ensino em nível de graduação e pós-graduação.

A cooperação entre a Seduc e as IES vai oferecer cursos de licenciatura para adequar às funções docentes de pelo menos 60% dos docentes que atualmente desempenham suas funções sem a formação inicial adequada. O início dos cursos de graduação, proposto pelas IES, está previsto para o segundo semestre deste ano. Serão abertas 825 turmas e para atender 41. 250 professores.