NPMA reforça Plano de Melhoria de Gestão na SEAD

 

Servidores representantes, facilitadores de cada Unidade da Secretaria de Estado de Administração (SEAD) reuniram-se nesta quarta-feira, 16, junto à equipe técnica do Núcleo de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (NPMA), para expor e discutir as novas estratégias que serão adotadas ao Plano de Melhoria de Gestão (PMG), bem como reforçar o compromisso de cada um na elaboração do mesmo. 

O monitoramento do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) e as ações constantes do Termo de Compromisso e, a implementação do PMG, foram pautas nesta reunião. O PEI é um plano de trabalho, elaborado por cada setor da secretaria, relatando futuras ações, e, como se dará a realização destas. O Termo de Compromisso firmado com a Secretaria Especial de Estado de Gestão garante o monitoramento e a objetividade na realização das ações de suma importância, no momento. 

Como metodologia de monitoramento de planejamento, a SEAD utiliza o Relatório de Três Gerações, cuja finalidade é garantir o acompanhamento do Plano, através de formulário padronizado, procurando dar uma visão geral das ações para atingir as metas estabelecidas no Plano de Ação – Planejado (Passado), as ações efetivamente implementadas – Executado (Presente), demonstrar o indicador de desempenho quantitativo e se a meta foi atingida – Resultado (Presente), às causas de não atendimento da Meta (Pontos Problemáticos, que são as Anomalias) e as ações necessárias para cada causa não resolvida - Proposição ou Providências (Futuro).

 

Cada setor terá um prazo para envio dos relatórios de monitoramento ao Núcleo para avaliações realizadas e dos ajustes, com os ajustes que se fizerem necessários. “Nós precisamos acompanhar as ações, mesmo que ainda não concluídas, para que possamos avaliar e ajustar o se fizer necessário.”, disse Luís Rodrigues, coordenador do NPMA.

O PMG é instrumento de planejamento gerencial, constituído de um conjunto de metas e ações estabelecidas a partir do processo de auto-avaliação da gestão, visando transformar a ação gerencial e melhorar o desempenho institucional.

As reuniões do NPMA com os facilitadores estão previstas serem realizadas quinzenalmente.

Ascom/Sead