Mais de 200 servidores concluem pós-graduação na Escola de Governo

Duzentos e quatro funcionários públicos estaduais receberam o certificado do curso de pós-graduação da Escola de Governo do Pará (EGPA), na noite de quinta-feira (13). O evento, realizado no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, reuniu servidores de diversos órgãos, concluintes de especialização nas áreas de Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Gestão Logística e Patrimonial.

Funcionária pública há 17 anos, a jornalista Janise Abud Saavedra disse que, além de qualificar o servidor, os cursos da EGPA despertam a visão de crescimento profissional. “A partir do momento que se oferece capacitação para o funcionário público, é aberta uma porta de oportunidades para que ele continue buscando novos desafios para sua carreira”, declarou a jornalista, que trabalha na Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Concluinte do curso de especialização em Gestão Pública, Janise contou que adquiriu com as aulas uma visão muito mais ampla da administração pública, e ainda aprendeu muito na troca de experiências com os colegas de turma. “Além dos ensinamentos dos professores, o curso também foi marcado pela troca de conhecimentos entre os servidores de diversas áreas. E o resultado disso foi uma qualificação muito mais produtiva”, ressaltou.

Durante a cerimônia, que contou com a presença dos titulares da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, e da Secretaria de Estado de Administração, Alice Viana, foram homenageados os servidores que obtiveram as maiores notas em cada curso. "Mas importante que o resultado das notas é a qualidade do curso. Isso, sim, deve ser comemorado. Quero compartilhar essa conquista com cada um que me ajudou ao longo desta caminhada“, declarou a servidora da EGPA, Rose Mary de Carvalho, que teve a melhor nota no curso de Gestão Pública.

Qualidade - De acordo com a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, este tipo de formação se reflete o objetivo do governo de atender a sociedade com qualidade. "Este é um investimento que tem como escopo maior não só o reconhecimento destes profissionais, mas também preparar a gestão pública do Estado para que tenha mais condições de prestar serviços cada vez melhores à população. Ao fazer uma especialização, o servidor se qualifica para assumir a gestão do Estado, pois os verdadeiros agentes da condução dessas transformações são os servidores. Eles se tornam aptos a ocupar cargos mais estratégicos", destacou a secretária.

A administradora Marilda Durães, servidora há 33 anos da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), disse que a qualificação ajuda tanto o profissional quanto o órgão público, que passa a contar com funcionários muito mais capacitados. “Essa iniciativa da Escola de Governo é, antes de tudo, uma forma de valorizar o servidor público. A cada novo aprendizado é uma nova habilidade que surge. No meu caso, uma habilidade que será muito bem vinda na minha função, para mim e para meu ambiente de trabalho”, garantiu Marilda, que recebeu o certificado de especialização em Gestão Logística e Patrimonial.

Segundo o diretor geral da EGPA, Ruy Martini, os cursos de especialização fazem parte da política de valorização do servidor público executada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead). “Todas as aulas foram ofertadas sem nenhum custo aos servidores, completamente financiadas com recursos do governo estadual e do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento do Estado, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Isso mostra claramente a preocupação do Governo do Pará com a valorização dos servidores e dos serviços ofertados pelo Estado”, reiterou Ruy Martini.
 

Fonte: Agência Pará