Iesp capacita 8.800 agentes de segurança pública

Da Redação
Secretaria de Comunicação

Nesta quinta-feira (17), o Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp) realiza, em Belém, a cerimônia de formatura dos cursos de Pós-Graduação em Segurança Pública. Ao todo, 119 agentes de segurança das polícias Militar (PM) e Civil (PC) e dos Corpos de Bombeiros dos Estados do Pará, Amapá, Maranhão, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro foram beneficiados com três cursos de especialização.

Os cursos, promovidos pelo Governo do Estado, por meio do Iesp, em convênio com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), tiveram duração de oito meses e abrangeram áreas gerenciais dos diversos órgãos envolvidos, visando a pesquisa e a reflexão sobre as novas noções de políticas públicas para uma sociedade plural e democrática. Os cursos de pós-graduação também tiveram como foco o fortalecimento da cidadania e a proteção ambiental.

A formatura das três turmas representa a culminância de um ano de comemorações para o instituto. O órgão ultrapassou a meta do Programa de Valorização Profissional da Defesa Social prevista no Plano Plurianual 2009 e capacitou um total de 8.801 agentes de segurança pública. O número abrange 32% de todo o efetivo do setor, composto por PM, Bombeiros, Polícia Civil, Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Departamento de Trânsito (Detran) do Pará. A expectativa era alcançar 23% dos servidores.

Foram ofertados cursos de formação de soldados, sargentos, peritos criminais e docentes em Segurança Pública, cursos de aperfeiçoamento de oficiais, graduações e pós-graduações, capacitação de promotores de polícia comunitária, entre outros.

A formatura dos cursos de Pós-Graduação em Segurança Pública será no auditório do Centro de Ciências Sociais da Uepa, no bairro do Telégrafo, às 9 horas. A solenidade será presidida pelo Secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo José de Araújo, e contará com a presença do Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado, Cláudio Puty, que será homenageado como paraninfo de uma das turmas, bem como demais autoridades civis e militares.

Secom