Iasep oferecerá mais 13 especialidades médicas e ampliará rede credenciada

Os funcionários públicos estaduais atendidos pelo Instituto de Assistência à Sáude dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) terão acesso a 13 novas especialidades médicas, além de uma ampliação da rede credenciada ainda este ano. A assistência prestada pelo instituto também chegará a 16 novos municípios, além dos 37 que já são atendidos.

As novidades foram divulgadas na noite desta quarta-feira (23), no Hangar Centro de Convenções, quando o Iasep lançou seus novos editais, num ato com a presença da governadora Ana Júlia Carepa.

Entre o dia 28 próximo e o dia 29 de outubro, estão previstas as publicações de quatro editais no Diário Oficial do Estado, para contratação de serviços de apoio a diagnóstico, assistência odontológica básica e assistência odontológica especializada, além de fornecimento de órteses e próteses e prevendo também a ampliação da rede credenciada.

"Estamos fazendo o resgate da saúde dos servidores públicos, partindo da reestruturação do Iasep, que passou por um verdadeiro desmonte em governos anteriores, ou mesmo um assalto, que está sob apuração do Ministério Público. Hoje tem sua credibilidade restaurada e uma gestão transparente, tanto que mais de quatro mil servidores se associaram novamente ao Iasep este ano", disse a governadora Ana Júlia Carepa, ao comentar a ampliação dos serviços.

Os novos editais irão garantir a oferta de serviços como de RPG (reeducação postural global), fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e psicologia, serviços de medicina nuclear e rádio-imagem. Em 20 dos 37 municípios já atendidos, há possibilidade de ampliação da rede credenciada para atender à demanda reprimida. Em municípios como Altamira, Santarém, Abaetetuba e Marabá, serão ampliados os serviços hospitalares. A partir da próxima semana, informou a presidente do Iasep, Sandra Leite, o instituto fará rodadas de esclarecimento sobre os editais com os prestadores de serviços.

Para Míriam Andrade, membro do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Pará (SindSaúde), presidente da Central Única dos Trabalhadores no Pará e representante da Intersindical, a ampliação dos serviços e especialmente o resgate da assistência odontológica, que há vários anos tinha sido cortada dos procedimentos do Iasep, atende a uma demanda antiga dos servidores públicos estaduais. "A governadora e o Iasep estão de parabéns pela sensibilidade de atender a essa reivindicação dos servidores, sempre colocada nas mesas de negociação."

A governadora lembrou que os benefícios só puderam ser implementados por conta da reestruturação do Iasep. "Hoje o Iasep consegue prestar serviços com recursos próprios, muito pouco é repassado pelo Tesouro estadual", disse a governadora, destacando ainda que o instituto reajustou os valores de pagamento dos procedimentos aos prestadores em até 45%, garantindo também a qualidade dos serviços.

Entre as ações positivas para a assistência à saúde dos servidores, Ana Júlia Carepa citou o aumento das cotas anuais de consultas e exames para os associados, a inclusão de filhos de servidores com idade entre 18 e 24 anos como dependentes, e a retomada das agências municipais do Iasep, que tinham sido fechadas em 2003.

Aline Monteiro - Gabinete da Governadora