Governo retoma negociações com servidores do Detran

A secretária de Estado de Administração, Alice Viana, e o diretor geral do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Walter Pena, reuniram-se na manhã desta terça-feira (9), na sede da Secretaria de Estado de Administração (Sead), com uma comissão representando os servidores do Detran. A titular da Sead falou sobre o andamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), dentre outros itens da pauta da categoria.

Alice Viana informou que o PCCR já retornou da análise jurídica da Procuradoria Geral do Estado (PGE). "Semana que vem, o plano já será encaminhado ao Detran, para que possamos discuti-lo ponto a ponto", disse. "Os senhores podem ter absoluta tranquilidade, que todos os princípios legais foram observados, e no mais tardar no fim deste mês ou início de maio, o PCCR estará na Assembleia Legislativa", assegurou.
 
A secretária de Administração informou ainda que o Estado deve alterar a lei específica do Detran para prever a gratificação de risco de vida aos agentes de trânsito. Além disso, o governo já oportunizou melhorias significativas para os servidores no âmbito da remuneração, cujo reajuste nos últimos dois anos foi em média de 107%, que se somam aos 9% concedidos em 2013.
 
Outra reivindicação da categoria diz respeito ao concurso público regionalizado para o órgão. Walter Pena informou que um levantamento da demanda específica de pessoal por área está sendo feito, para ser levado à Sead, que vai analisar a possibilidade de abrir o certame.
 
Os representantes do governo pediram responsabilidade ao Sindicato do Detran (Sindetran), no que se refere às paralisações repentinas que provocam graves prejuízos à sociedade. "Direi quantas vezes for preciso: o Estado não negocia com servidores em greve. É preciso que prevaleça o diálogo, como estamos fazendo nesta mesa, caso contrário todas as propostas anunciadas aqui serão retiradas", enfatizou a secretária de Administração. "Esse tipo de medida e atitude só prejudica a sociedade, que precisa dos serviços do Detran", pontuou Walter.
 
A Sead se comprometeu em enviar a ata da reunião para o sindicato que, por sua vez, segundo o diretor do Sindetran, Elisson Oliveira, saiu satisfeito do encontro. A entidade confirmou que não vai aderir à paralisação prevista para quinta-feira (11), por reconhecer os avanços significativos apresentados pelo Estado.
 
Ascom/Sead