Governo faz autoavaliação do Modelo de Gestão Por Resultados

Nos dias 6 e 7 de agosto, o Modelo de Gestão por Resultados, em fase de desenvolvimento no Estado do Pará, foi avaliado pelo instituto Publix - consultoria que trabalha com o Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) -, para ser apresentado numa conferência nos Estados Unidos, em Washignton, D.C, em novembro. Durante o período, o consultor do Publix, Dr. Caio Marinho, aplicou metodologia de autoavaliação, junto aos coordenadores das áreas de planejamento dos órgãos, no sentido de analisar e monitorar o andamento da gestão por resultados no Estado do Pará.

“O objetivo é gerar um posicionamento de como o Estado se percebe, sabendo que é preciso de uma gestão voltada para resultados, que possa criar valor público para o cidadão e que promova, também, o desenvolvimento da sociedade”, destacou.

O Modelo de Gestão por Resultados tem como finalidade integrar e articular os esforços de todos os agentes públicos no cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo, permitindo ainda acompanhar o andamento de todas as ações e investimentos realizados pelo Estado.

 Na ocasião o vice-governador e secretário Especial de Estado Gestão, Helenilson Pontes, ratificou que o governo está comprometido com a gestão por resultados. "Estamos firmes e decididos a mudar paradigma com a implantação deste novo modelo. Acreditamos que para alcançar o nosso objetivo maior de combater a pobreza e a desigualdade, precisamos trabalhar por resultados eficazes”, destacou. 

Para o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças, Sérgio Bacury, esse trabalho provêm da necessidade de avaliação do processo que vem sendo desenvolvido no Estado, voltado para a implementação do Modelo de Gestão por Resultados, em todas as etapas, até agora desenvolvidas. “Isto permitirá que se consolide o processo de mudança da cultura de planejamento e gestão atualmente existente", disse.

O trabalho desenvolvido visa demonstrar o grau de comprometimento do governo do Estado com políticas públicas voltados pra gestão com resultados e para aprimorar o modelo que vem sendo implantado. “Esse trabalho é de fundamental importância pra avaliar a concepção do modelo de desenvolvimento e efetuar aprimoramentos necessários à obtenção de melhores resultados”, disse a secretaria de Administração, Alice Viana.

 

Ascom/Sead