Governo do Pará implanta hoje modelo de gestão por resultados

 Um novo modelo de gestão pública, baseado em metas estabelecidas e indicadores que mensuram os resultados ao longo do período de governo, será conhecido nesta segunda-feira (13) por cerca de 700 pessoas, entre secretários e dirigentes de órgãos estaduais. Trata-se do Modelo de Gestão por Resultados do Pará, que será apresentado no Seminário de Gestão Estratégica do governo do Estado, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Na ocasião, o governador Simão Jatene assinará o decreto que oficializa o uso da ferramenta na administração estadual.

 
“Trata-se de um modelo de gestão que está sendo desenvolvido com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), que visa traduzir os programas e ações contidos no Plano Plurianual (PPA) e na Agenda Mínima de Governo, como ações prioritárias. É um sistema estruturado de gestão, com acompanhamento de resultados e metas previamente pactuadas pelo governador com todos os secretários e dirigentes de órgãos e entidades”, explica a secretária de Estado de Administração, Alice Viana.
 
O modelo de gestão por resultados é consequência do Projeto de Modernização e Fortalecimento da Capacidade de Gestão Pública, feito em parceria com o MBC, entidade que atua na área de desenvolvimento de projetos destinados a tornar o país mais competitivo. “O grande objetivo é qualificar a gestão do Estado para a prestação de serviços de melhor qualidade para a população paraense”, ressalta Alice Viana, esclarecendo que a finalidade deste modelo é atribuir responsabilidades e orientar os esforços de todas as equipes envolvidas na execução.
 
No fim do processo, devem se obtidos resultados baseados na integralização dos instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, organizados segundo os objetivos centrais de governo, estabelecidos no PPA para o período 2012-2015. Segundo Alice Viana, esse modelo é baseado em uma visão de futuro orientada para resultados, que objetiva transformar intenções estratégicas em ações concretas. “Assim temos a tradução de um portfólio de investimentos necessários ao crescimento integrado das regiões do Estado”, reitera.
 
Alice Viana informa ainda que as equipes que apresentarem os melhores resultados nos programas serão premiadas com benefícios indiretos, como capacitação, recebendo mais investimentos em cursos de aperfeiçoamento e condições de trabalho para executar as ações. Todo o trabalho será acompanhado e avaliado pelas secretarias especiais de governo.
 
Além da apresentação do Modelo de Gestão por Resultados, durante o seminário serão expostos também o Mapa Estratégico do Governo do Pará e os resultados de um ano de governo, já com esse modelo de gestão estruturado. Os participantes conhecerão ainda o Planejamento Estratégico até 2015.
 
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
 
8h30 - Solenidade de abertura
 
09h - Pronunciamento do governador Simão Jatene e assinatura do decreto que institucionaliza o modelo de gestão para resultados
 
10h - Apresentação do Modelo de Gestão por Resultados e do Mapa Estratégico do Governo do Estado do Pará - por Rogério Caiuby - diretor da Symnetics
 
10h30 - Apresentação dos principais resultados alcançados em 2011 e das metas para 2012
 
10h30 - Secretaria Especial de Gestão (Seges) - Helenilson Pontes
 
10h45 - Secretaria Especial de Proteção Social Social (Seepds) - Teresa Cativo
 
11h - Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável (Seinfra) - Sérgio Leão
 
11h15 - Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip) - Sidney Rosa
 
11h30 - Secretaria Especial de Promoção Social (Sepros) - Nilson Pinto
 
11h45 - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) - Luiz Fernandes
 
12h - Encerramento