Governo do Estado realiza I Seminário sobre Processos Administrativos

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 15, no auditório da Polícia Civil o I Seminário sobre Processos Administrativos, promovido pela Secretaria de Estado de Administração (SEAD), com objetivo de orientar os servidores e padronizar e agilizar as tramitações de processos no Estado. Estiveram presentes no evento representantes de todas as organizações da Administração Pública estadual.

 
A Instrução Normativa n° 001 (IN), de 11 de agosto de 2011, dispõe sobre procedimentos acerca da constituição, organização e tramitação de processos no âmbito da Administração Pública Estadual, visando organizar e padronizar regras e parâmetros para uma melhoria na qualidade da gestão das organizações públicas, dando, portanto, maior celeridade à solução dos processos para fins de atendimento ao Princípio da eficiência.
 
 
Inicialmente, foi apresentado aos servidores um vídeo motivacional, e comentado pelo Consultor de Qualidade na Gestão, Lucival Teixeira, propondo que os mesmos refletissem no seu modo de trabalhar, colocando-se na posição de servidor e servidor-usuário do serviço público. Em seguida a Consultora de Qualidade na Gestão, Sílvia Abinader, explicou a essência e a importância da organização do Processo na Gestão. “Para dar respostas ágeis e eficientes ao usuário do serviço público, o conhecimento dos processos de Trabalho, métodos e procedimentos para sua execução é fundamental.”, disse.
 
 
A IN foi apresentada pela assessora jurídica da Diretoria de Desenvolvimento de Gestão (DDG-SEAD), Rosileide Ferreira, que introduziu e orientou os servidores sobre os principais pontos da Instrução. No final da apresentação, o público teve a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. “Se hoje existe uma padronização de processos, para a melhoria da Gestão, então temos que segui-la.”, concluiu Rosileide.
 
 
O I Seminário sobre Processos Administrativos, foi apenas uma prévia, para introduzir os servidores à aplicação da IN e superou as expectativas de participação dos servidores, já que o assunto desperta interesse devido seu alto grau de importância. A Sead informou que estará entrando em contato com todos os órgãos do Estado, para saber se há necessidade de convocá-los para maiores explicações sobre o assunto.
 
O seminário foi encerrado pela coordenadora do Programa Nacional de Apoio a Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados (PNAGE-PA) Edilena Rocha, que finalizou dizendo, “Se todos contribuírem com o que foi dito aqui haverá uma melhora significativa na agilidade dos processos no Estado.”.
 
A Instrução Normativa de nº 001 de 11 de agosto de 2011, está disponível na página principal do site da Sead. ( www.sead.pa.gov.br )
 
O Seminário sobre Gestão de Processos Administrativos é uma iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento de Gestão (DDG), envolvendo as seguintes áreas: Coordenadoria de Qualidade na Gestão; Núcleo Jurídico - DDG; GAB-ASCOM e DAF-Protocolo.
 
Ascom/Sead