Governo do Estado começa a pagar salários de dezembro

 O governo do Estado começa a pagar nesta quinta-feira (22), antes do Natal, o salário de dezembro do funcionalismo. Os primeiros a receber serão os inativos militares e pensionistas civis e militares, seguidos pelos inativos e aqueles que recebem pensões especiais da Secretaria de Estado de Administração (Sead).

 
Segunda-feira (26) começa a ser pago o salário dos servidores dos órgãos da administração direta, entre eles a Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gabinete da Vice-Governadoria, Procuradoria Geral, NAF e as secretarias, incluindo as especiais. O cronograma será encerrado quarta-feira (28), com a folha da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
 
Somadas as folhas de pagamento de novembro e dezembro e do 13º salário, o governo libera, no período de um mês, cerca de R$ 1 bilhão, o que representa 1,38% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado em 2011, segundo estudos do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp). Segundo a secretária de Administração, Alice Viana, o pagamento dos servidores em dia foi possível graças a uma gestão fiscal responsável, mesmo com todas as dificuldades financeiras que o Estado atravessou este ano.
 
Servidora há 29 anos do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Leonora Rocha ficou feliz em receber os salários de forma antecipada e aproveitou o dinheiro para colocar as contas em dia e começar o ano de 2012 sem dividas, “Deu para antecipar as compras de Natal e quitar as dividas. Fico muito feliz em começar o ano sem pendências financeiras”, disse a servidora.
 
O 13º foi pago ao funcionalismo publico no período de 12 a 16 deste mês e injetou R$ 281 milhões na economia paraense. Veja abaixo o calendário completo do pagamento de dezembro.
 
22/12 – inativos militares e pensionistas civis e militares
 
23/12 – inativos civis e pensões especiais/ Sead
 
26/12 – Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, NAF, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Seidurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran e Secom
 
27/12 – Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Policia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Funtelpa, Hospital de Clinicas, Hospital Ophir Loyola, Fundação Hemopa, IAP, Imep, Iasep, Igeprev, Ioepa, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Fundação Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa
 
28/12 – Seduc
 
 
Da Redação
Agência Pará