Governador enfatiza a novos servidores o papel do funcionalismo público

Foram quase três longos anos de espera para que a concursada Carmélia Silva dos Reisocupasse o tão sonhado cargo de técnica em educação, na Escola Estadual Barão de Guajará, no município de Vigia de Nazaré, nordeste do Pará. “Quase não acreditei quando vi meu nome publicado no decreto. Esperei muito por esse momento. Cheguei a pensar que isso nunca fosse acontecer”, disse Carmélia, que desde o início deste mês já é, efetivamente, uma servidora do Estado.

Na manhã desta quarta-feira (11), ela e os cerca de 1.500 concursados recentemente nomeados pelo governador Simão Jatene participaram da cerimônia simbólica de posse, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento, denominado “ServiAdmissão”, teve como objetivo apresentar ao profissional que está começando o funcionamento da administração pública, o programa de governo e a missão institucional do órgão onde vai trabalhar. “A partir de agora, vocês serão agentes de transformação do Estado”, ressaltou a secretária de Administração, Alice Viana, ao dar boas vindas aos novos servidores. Ela apresentou ao público todo o funcionamento da Secretaria de Estado de Administração (Sead).

Os secretários de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, de Educação, Nilson Pinto, e de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, participaram do evento, fazendo um diagnóstico de como cada Secretaria se encontra e quais os desafios  que os funcionários irão enfrentar. “É muito bom ter este primeiro contato. Meu desafio é falar sobre a missão da educação no Pará. Antes de falar sobre a educação, devemos saber o que diz a Constituição brasileira. Segundo a Constituição, a educação é um direito de todos, e um dever do Estado e da família, devendo ser incentivada em cooperação com a sociedade, visando a formação do cidadão e a qualificação para o exercício profissional”, frisou Nilson Pinto.

Aproximação – Em uma conversa marcada pela informalidade, Simão Jatene cumprimentou os novos servidores e desejou boa sorte, destacando o significado de ser um servidor público. “Ser servidor é mais do que uma opção profissional. É uma opção de vida. Nós todos fizemos uma opção de ser servidor em um país em que o próprio conceito de público ainda está em construção”, frisou o governador.

Segundo o chefe do Executivo, todos precisam entender que os funcionários do Estado têm o dever de prestar conta de suas ações à sociedade, e aceitar o desafio de ser  protagonistas de um novo tempo. “Não perdi o sonho de que é possível construir o diferente, e que devemos exercitar a missão de ser servidor público. Obrigado por vocês terem feito esta opção. Uma opção de quem tem a capacidade de sonhar. Sejam bem vindos e tenham muito sucesso”, finalizou o governador.

Fonte: Agência Pará