Gestores dos Recursos Humanos do Estado recebem orientações para validação dos documentos do Projeto Atualização Cadastral

  

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 10 de julho de 2011, no auditório da Polícia Civil a reunião de avaliação do Projeto Atualização Cadastral dos servidores públicos do Estado. A atualização cadastral que teve início no dia 16 de junho, objetivando atualizar os dados dos 101 mil servidores estaduais, buscando consistência nas informações que existem hoje e agilizar a concessão de vantagens e direitos dos servidores.

 

Na oportunidade foi simulado aos técnicos da área de recursos humanos de todos os Órgãos e entidades do Poder Executivo, o módulo de Validação de Documentos do Projeto Atualização Cadastral. 

 

Estiveram presentes no evento, a Secretária Adjunta de Estado de Administração Ruth Pina, juntamente com a equipe da SEAD responsável pelo projeto e o Analista de Sistemas Douglas Paiva da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (PRODEPA), que fez a apresentação da ferramenta que validará os documentos cujas informações prestadas necessitem de comprovação.

 

Inicialmente, Ruth Pina fez uma breve apresentação do e fez um apelo a todos os gestores de RH, “precisamos mais do que nunca da parceria das Unidades de Recursos Humanos dos Órgãos para analisarmos todos os possíveis problemas e dificuldades para que possamos solucioná-los.”, disse. A secretária também falou sobre a prorrogação da Atualização Cadastral até o dia 30 de agosto, devido às estatísticas dos interiores e, reafirmou a importância dos RHs cobrarem de seus servidores que os mesmos concluam o processo.

 

Douglas apresentou o sistema e já se antecipou esclarecendo algumas possíveis dúvidas que poderão ocorrer no processo de validação, “O sistema é básico não tem muito que se falar, é simples, fácil e prático.”, disse.

 

Validação:

 

O dirigente dos recursos humanos do órgão deverá indicar um servidor da unidade para ficar responsável pelo acesso ao sistema de validação, “de preferência que seja alguém ágil e compromissado. Pois o ‘enter’ do servidor indicado para essa atividade tem fé pública” disse a secretária. 

 

Após a indicação do servidor, os dirigentes das áreas de recursos humanos deverão enviar um e-mail para ( cap@prodepa-pa.gov.br ) solicitando o ‘login’ e a senha de acesso ao sistema.

 

Cada departamento de recursos humanos deverá ter sua própria estratégia de recolhimento das documentações. Caso o responsável detecte que houve um erro de digitação por parte do servidor, poderá corrigi-lo. 

 

Após a apresentação do sistema, os gestores puderam esclarecer todas as suas dúvidas e, discutir formas para o aprimoramento do sistema, não só o de validação, como também o de atualização cadastral, onde foram detectados e esclarecidos alguns erros comuns que decorrentes no sistema de atualização cadastral.

 

 

Perguntas freqüentes:

 

Usuário e senha inválidos – O servidor deverá acessar a sessão ‘contracheque’ no Portal do Servidor, e alterar sua senha, provisoriamente, para uma chave alfanumérica dentre 4 e 5 caracteres e tentar acessar novamente o sistema de atualização cadastral, “Ainda estamos dia e noite tentando identificar o porque desta falha, porém, apresento-lhes a solução.”, esclareceu Douglas.

 

Servidores inativos – A atualização cadastral é apenas para os servidores ativos civis e militares do Poder Executivo Estadual.

 

O sistema de validação de documentos já está disponível no endereço: http://www.sistemas.pa.gov.br/validacao-cadastral/ e poderá ser acessado, após a solicitação de acesso enviada pelo dirigente dos recursos humanos de cada órgão.

 

Confira as fotos do evento aqui