Fundação Pro Paz promove colônias de férias abertas à comunidade no mês de julho

14/07/2016 12:41
31/07/2016 12:41
America/Belem

Durante todo o mês de julho, a Fundação Pro Paz estará promovendo atividades de arte, esporte, cultura e lazer nas Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) do Distrito Industrial, Terra Firme, Guamá e Icuí-Guajará, na Região Metropolitana de Belém, e nas três UIPPs no município de Santarém. A programação tem como finalidade integrar crianças e jovens das comunidades do entorno, que sem essa oportunidade acabariam por passar o período do recesso escolar ociosos. As atividades acontecem todas as terças, quartas e quintas-feiras deste mês. Os interessados podem se inscrever e participar delas a qualquer dia.

Para crianças e adolescentes na faixa entre 6 e 18 anos estão sendo ofertadas atividades esportivas, teatrais e de arte. Este ano, o destaque da colônia de férias tem sido a oficina de materiais reciclados, onde a garotada aprende a confeccionar brinquedos como carrinhos, pipas e bijuterias a partir de materiais como garrafas pet e sacos plásticos.

Para Maria da Costa, 59 anos, moradora do bairro do Ícui-Guajará, a colônia foi a melhor opção para ocupar o tempo livre do neto, de 9 anos. “Se ele não estivesse aqui estaria sem fazer nada e acabaria indo para a rua, aprendendo coisas erradas. Aqui ele se diverte, aprende coisas e faz novos amigos. Fico muito feliz que o Pro Paz tenha trazido essa colônia no nosso bairro”, afirmou.

“Eu gosto muito de vir para cá. Antes eu ficava em casa sem fazer nada nas férias, mas aqui eu aprendo muitas coisas novas”, afimou Maisa Seabra, de sete anos.

Para Maria Alice Ferreira, de 11 anos, a colônia substituiu as férias com a família. “A gente geralmente viaja em julho, mas esse ano não deu. Minha mãe ficou sabendo que ia ter essa colônia de férias aqui. Já não vou ficar mais sozinha em casa, pois eu tenho pra onde vir. Eu me divirto bastante, aprendo um monte de coisas legais", contou.

O coordenador das Unidades Integradas Pro Paz, Antonio Cunha Neto, afirmou que a colônia vem para dar continuidade ao trabalho de integração com a comunidade realizado ao longo de todo o ano por meio do projeto Pro Paz nos Bairros “Promovemos as colônias de férias para manter as atividades de aproximação com comunidade. Nossa intenção é tirar essas crianças da rua durante o mês de julho, já que muitas ficam ociosas durante as férias escolares. Este ano estamos trabalhando em várias frentes, como a oficina de materiais recicláveis, para orientar as crianças a reaproveitar coisas que geralmente vão para o lixo e que podem se transformar em brinquedos e outros utensílios”, concluiu.

Para se matricular na colônia de férias o aluno deve procurar a Unidade Integrada Pro Paz mais próxima da sua casa acompanhado de um responsável, portando RG ou Certidão de nascimento.

Por Mayara Albuquerque

Fonte: Agência Pará