Estado abre programação especial em homenagem aos servidores

A abertura da programação alusiva ao Dia do Servidor Público ocorreu nesta quarta-feira (24), com a apresentação de diversas ações voltadas aos funcionários do Estado. O vice-governador Helenilson Pontes abriu o evento, no auditório da Fundação Tancredo Neves, onde a Feira do Servidor concentra diversos serviços e atividades voltados para a valorização dos profissionais do serviço público.

 
As atividades fazem parte do Programa de Valorização do Servidor Público Estadual e do Programa de Saúde e Segurança Ocupacional do Servidor. Na ocasião, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Assistência dos Servidores do Estado (Iasep), cujo presidente, Kléber Miranda, detalhou as três principais ações de atendimento. A primeira delas é o Iasep Movel, que descentraliza os atendimentos das clínicas e laboratórios, levando aos órgãos públicos consultas e exames, sem gastar a cota anual do Plano Assist.
 
Kleber Miranda também destacou o Assistlar, atendimento domiciliar dedicado aos pacientes com dificuldade de locomoção que ainda necessitam da assistência do plano. O Iasep inovou ainda com o Programa Vitalidade, que já atende 200 pacientes crônicos, buscando garantir a qualidade de vida dos segurados e dos dependentes acima de 60 anos. “O instituto tem como meta a valorização do servidor público, com a oferta de serviços de qualidade de atenção à saúde”, ressaltou.
 
Valorização – Durante a programação, o diretor da Escola de Governo do Pará (EGPA), Rui Martini, também apresentou o Programa de Formação de Gestores Públicos e Qualificação dos Servidores, voltado principalmente para capacitar o funcionário recém-admitido no serviço público, com a oferta de diversos cursos e especializações que valorizam o profissional e melhoram a qualidade do serviço oferecido à população.
 
O vice-governador do estado Helenilson Pontes destacou a importância do servidor público na execução das políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população. “O Estado tem, entre suas metas, oferecer ao funcionário a oportunidade de se capacitar e crescer no serviço público. Além da especialização profissional, a população também ganha ao ter serviços prestados por servidores capacitados”, destacou.
 
Representando os servidores públicos, a funcionária da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) Eliana CristIna agradeceu ao governo do Estado por priorizar a nomeação dos concursados, incluindo ela mesma, que foi nomeada ano passado após prestar concurso em 2008. “Não é fácil ser servidor público. Hoje o Estado oferece capacitação a esse profissional, que tem uma missão muito maior, de servir à sociedade”, disse.
 
Ainda em comemoração ao Dia do Servidor, celebrado domingo (28), a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, anunciou a parceria com 16 academias de ginástica em Belém, que vão oferecer ao trabalhador e familiares segurados a oportunidade da prática de exercícios físicos com descontos de 5% a 50%.
 
Até o dia 26, o Iasep oferece, no hall Ismael Nery, do Centur, ações de cuidado à saúde, com exames básicos e consultas médicas nas áreas da odontologia, urologia, fonoaudiologia e oftalmologia. Também estão disponíveis serviços de emissão de documentos (RG, certidão de nascimento e carteira profissional), além da sensibilização sobre responsabilidade social e informações sobre doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea.
 
 
 
Fotos: Ascom/Sead