Estação Cidadania terá unidades em Ananindeua e Parauapebas

 Criada para ser um complexo de prestação de serviços públicos ofertados por diversos órgãos, a Estação Cidadania encerra 2017 com um número expressivo de atendimentos graças à expansão das unidades. E em 2018, a rede de apoio ao cidadão ganhará mais duas unidades - no Shopping Metrópole, em Ananindeua (na Região Metropolitana de Belém), e no Shopping Carajás, em Parauapebas (na região sudeste) – somando-se às cinco estações já existentes: uma em Marabá (sudeste), uma Santarém (oeste) e três em Belém, nos bairros do Jurunas, do Guamá e de Val de Cans (no Shopping Bosque Grão- Pará).

 
Nesta sexta-feira (22), na mais nova das unidades será comemorado seu um ano de funcionamento. A Estação Grão-Pará foi inaugurada em 26 de dezembro de 2016 e reúne os serviços de 14 órgãos estaduais e federais em uma área superior a 700 metros quadrados, ocupando dois pisos do shopping. Localizado na Avenida Centenário, que interliga vários bairros de Belém, o shopping garante acesso fácil e segurança para quem busca pelos serviços. Por mês, cerca de 500 mil pessoas, residentes em 16 bairros, ao longo e no entorno das avenidas Independência e Centenário, são beneficiadas com a emissão de documentos essenciais, como carteira de identidade, carteira de trabalho, primeira carteira de habilitação e título de eleitor.
 
Rapidez, qualidade, eficiência e comodidade são os principais atrativos das Estações Cidadania, fruto de uma parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Administração (Sead). De julho de 2011, quando foi implantada a primeira unidade no Jurunas, até dezembro deste ano, as Estações Cidadania já haviam totalizado mais de 2 milhões de atendimentos.
 
A unidade Grão-Pará é a segunda a ser implantada pelo Estado em parceria com um shopping - a primeira é a de Marabá. Até 15 de dezembro deste mês já haviam sido registrados 240 mil serviços, com uma média de mil usuários atendidos diariamente. O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) lidera o ranking, com 600 atendimentos diários, seguido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com 300, e pela Polícia Civil, responsável pela emissão diária de quase 80 carteiras de identidade (segunda e terceira vias).
 
“Esse número comprova o sucesso dos serviços prestados à sociedade. Todos os nossos parceiros foram indispensáveis para que pudéssemos ter êxito nesse processo”, ressalta Washington Corrêa, coordenador da Estação Cidadania Grão-Pará.
Além da emissão de documentos, na unidade Grão-Pará a população tem acesso a serviços da Defensoria Pública, do Banco do Estado do Pará (Banpará), Polícia Civil, Procon/Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Detran.
 
O pedreiro Antônio Carlos Barbosa, 51 anos, procurou a Estação Cidadania do Shopping Grão-Pará para fazer a biometria pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), e garantiu ter ficado muito satisfeito com o atendimento. “Fiquei impressionado com a rapidez dos serviços. Estava com medo de esperar muito porque vem muita gente aqui, mas os funcionários são todos muito eficientes e prestativos”, afirmou.
 
Novas unidades – As duas novas unidades - no Shopping Metrópole e no Shopping Carajás, no município de Parauapebas – deverão começar a funcionar até março de 2018. “Pela necessidade que temos de cada vez mais prestar um serviço descentralizado, para que a população possa ter mais acesso à cidadania, decidimos criar mais essas duas unidades. Essa expansão dos serviços é para aperfeiçoar o nosso atendimento”, explica Alice Vianna, secretária de Estado de Administração.
A Estação Cidadania de Marabá deve ganhar novos parceiros no próximo ano: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Superintendência Regional do Trabalho, para a emissão de carteiras de trabalho.
 
Serviço: A Estação Cidadania do Shopping Bosque Grão-Pará (Avenida Centenário, 1.052) funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
 
Agência Pará