Estação Cidadania Jurunas registra 40 mil atendimentos em um ano

Com cerca de 75 mil moradores, o bairro do Jurunas é considerado um dos mais populosos de Belém. Devido a essa grande demanda populacional, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead), mantém no bairro um espaço integrado de atendimento à comunidade, a Estação Cidadania Jurunas. Inaugurada em 06 de julho de 2011, pelo governador Simão Jatene, a Estação atendeu em um ano cerca de 40 mil pessoas, com vários serviços gratuitos.

Atualmente, já são atendidas por mês cerca de 5 mil pessoas. Entre os diversos serviços oferecidos no espaço, os mais procurados são assistência jurídica, sob a responsabilidade da Defensoria Pública; emissão de carteira de identidade, pela Polícia Civil; cadastro de emprego e seguro desemprego, pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter); emissão de título de eleitor, pelo Tribunal Regional Eleitoral, e emissão de CPF. Na unidade funcionam ainda postos do Banco do Estado do Pará (Banpará), cartório, posto do Procon e capacitação básica em informática, por meio de cursos e oficinas ministrados nos infocentros, mantidos pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa).

Com a Estação Cidadania Jurunas, procedimentos considerados rotineiros, como emissão de carteira de identidade, e mais complexos, como assistência jurídica. “Com um ano de existência, vimos como a procura pelos serviços vem crescendo e agradando a população, não só do bairro, mas de outras localidades e até do interior”, disse o coordenador da Estação Cidadania Jurunas, Alexandre de Jesus.

Capacitação - Edna Caroline, 27 anos, é uma das alunas do infocentro. Segundo ela, a oportunidade de adquirir novos conhecimentos na área de informática a levaram até a Estação Cidadania. “Aqui, estou tendo a chance de obter mais conhecimento e capacitação. Estou muito animada com o curso e com esperança de conseguir um emprego”, disse.

O presidente do Conselho do Comitê do Bairro do Jurunas, João Cruz, destacou os serviços da Defensoria Pública. “Os moradores do Jurunas só agradecem ao governo por suprir a deficiência nessa área”, completou.

“O objetivo do governo de Estado é assegurar um atendimento de qualidade à população. É uma satisfação imensa disponibilizar, num único espaço, acesso a vários serviços gratuitos”, enfatizou a secretária de Estado de Administração, Alice Viana.

O Programa Estação Cidadania também conta com o Portal Cidadania, pelo qual a população tem acesso aos serviços com mais comodidade e rapidez. No site www.estacaocidadania.pa.gov.br o público também pode marcar atendimentos em todas as áreas de abrangência da Estação Cidadania Jurunas.

Fotos: Renata Costa (Ascom/Sead)