Encontro de Comunicação Comunitária e Radiodifusão

05/04/2016 14:54
12/04/2016 13:00
America/Belem

No próximo dia 12 de abril, o Ministério das Comunicações em parceria com o Governo do Estado via Secretaria de Comunicação (Secom), realiza o I Encontro de Comunicação Comunitária e Radiodifusão, onde serão apresentadas as normas do novo Plano Nacional de Outorgas (PNO) para a licenciatura de rádios comunitárias. O Encontro será conduzido pela Coordenação Geral de Radiodifusão Comunitária do Ministério das Comunicações e pela equipe do Projeto Biizu, da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária da Secom.

Durante o Encontro, a Coordenadora Geral de Radiodifusão Comunitária, do Ministério das Comunicações, Eliane Almeida, fará uma apresentação explicando todas as etapas do PNO e como podem ser feitas as solicitações para a criação de novas rádios no Pará. Segundo ela, "o objetivo é democratizar cada vez mais a comunicação no país".

O Encontro também contará com a presença de autoridades locais, associações comunitárias e profissionais da área da comunicação, incluindo o Secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, e equipe do Projeto Biizu. “Trazer esse momento para o Estado sempre foi um objetivo nosso. Felizmente o Ministério das Comunicações está realizando esses eventos nos Estados e o Pará é um dos primeiros. A informação e a capacitação é o primeiro passo para avançarmos com o processo de democratização da comunicação”, destaca Nardin.

Projeto Biizu e as oficinas de Rádio Comunitária

Criado em 2011 com o objetivo de incentivar, desenvolver e democratizar a comunicação, o Projeto Biizu, da Secom, vem realizando jornadas de oficinas de aperfeiçoamento em diversas linguagens, como jornal impresso, audiovisual, mídias móveis, fotografia, desenho e rádio comunitária.

Desde 2015 o Biizu vem trabalhando a construção de uma rede de comunicação alicerçada nos pólos de mídia popular e comunitária, distribuídos nas 12 regiões de integração do Estado. As jornadas e oficinas são oferecidas à associações comunitárias, escolas e organizações da sociedade civil.

Durante o Encontro de Comunicação Comunitária e Radiofusão, a Secom apresentará alguns resultados dessas jornadas e o processo para solicitação de oficinas do Projeto Biizu, que são ofertados gratuitamente pela Secretaria.

De acordo com o Ministério das Comunicações, as novas localidades no Pará a ser contempladas pelo PNO são: Acará; Água Azul do Norte; Baião; Barcarena; Belém; Belterra; Breu Branco; Canaã dos Carajás; Curralinho; Goianésia do Pará; Itaituba; Itupiranga; Juruti; Marabá; Moju; Novo Repartimento; Óbidos; Ourém; Pacajá; Paragominas; Santarém; São Sebastião da Boa Vista; Terra Alta; Trairão.

 

Serviço

I Encontro de Comunicação Comunitária e Radiodifusão

Dia 12 de abril de 2016, das 8h às 13h

Estação Gasômetro - Avenidade Governador Magalhães Barata, 830, São Braz.

Inscrições: Gratuitas, a ser efetuadas no momento da recepção.

Evento:

8h – Chegada dos participantes (Recepção);

8h30 – Palestra sobre Aquisição de Rádios Comunitárias;

10h – Intervalo;

10h30 – Palestra sobre Outorga de Rádios (PNO);

12h – Espaço para perguntas dos participantes;

13h – Encerramento.

Informações: Secom - (91) 3202 0926 // 3202 0925

facebook.com/projetobiizu