Portal do Servidor

Dúvidas frequentes

Contracheque mais fácil para servidores do Estado do Pará
O Governo do Estado, visando implementar medidas de modernização na gestão, firmou convênio com a Prodepa e com o Banpará para a disponibilização dos contracheques na Internet no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pa.gov.br) e também tanto nos Terminais de Autoatendimento quanto no Internet Banking do Banpará (www.banparanet.com.br) . Assim, o servidor terá mais facilidade e agilidade na emissão e impressão de seus contracheques.

Com essa alternativa, o servidor poderá, entre outras vantagens, imprimir seu contracheque 48 horas antes do pagamento.

A partir do mês de setembro o servidor público correntista do Banpará, ativo do Estado (Poder Executivo) poderá acessar o seu contracheque nos Terminais de Autoatendimento - ATM (caixa eletrônico), no Internet Banking - IBK (site do Banpará) e no Portal do Servidor.

Tire suas dúvidas:

1 - Como faço para ter acesso aos meus contracheques?
O contracheque estará disponível de três formas:
a) Terminais de autoatendimento do Banpará (ATM) - correntistas Banpará.
b) Internet Banking Pessoa Física (IBK) do Banpará - correntistas Banpará.
c) Site do Governo (Portal do servidor) - correntistas Banpará e não correntistas.

2 - A partir de que dia poderei imprimir os contracheques?
Os contracheques estarão disponíveis em até 48 horas antes do início do pagamento do mês vigente.

3 - Durante quanto tempo os contracheques estarão disponíveis?
No Portal do Servidor os contracheques estão disponíveis para emissão desde novembro de 2002.
No ATM e IBK do Banpará os contracheques estarão disponíveis por um período de até 06 (seis) meses.

4 - Haverá alguma cobrança pelo serviço?
No Site do Banpará e Portal do servidor, não haverá cobrança de tarifa. No autoatendimento ATM do Banpará , a partir da impressão da 2ª via do contracheque será cobrada uma tarifa, conforme divulgação na tabela de tarifas do Banpará, afixada nas agências de atendimento e site do Banco.

5 - O contracheque emitido no ATM, IBK ou portal do servidor poderá ser utilizado para pagamento nos caixas das agências?
Não. Nesse caso, o pagamento será efetuado mediante o contracheque impresso pelo Governo do Estado do Pará. (Vide pergunta 11).

6 - Transferi a conta corrente de pagamento (meus rendimentos) para outro banco, como fazer para ter acesso aos contracheques?
Os contracheques poderão ser acessados por meio do site do Governo do Estado do Pará (portal do servidor).

7 - Ainda não acesso o Internet Banking do Banpará. Como devo proceder?
É necessário cadastrar uma senha especial de 08 (oito) dígitos em qualquer ATM, usar a tecla - Senha/cartões/senha Internet. Em seguida, é só acessar o site www.banparanet.com.br (opção acesse sua conta - canto superior direito) e clicar no link “Primeiro Acesso”, criar a sua frase secreta e seguir as informações solicitadas. As informações cadastradas para o primeiro acesso são as mesmas do seu cadastro geral no Banco.

8 - Ainda não acesso o Portal do Servidor na Internet. Como devo proceder?
É necessário cadastrar uma senha, para isso, você deverá acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pa.gov.br), acessar serviços e escolher contracheque.

Aparecerá a tela de autenticação. Nesse caso, escolher o quadro AINDA NÃO TENHO CADASTRO e digitar apenas a matrícula da SEAD Em seguida, o sistema solicitará dados cadastrais e o líquido de um dos dois últimos contracheques. Você deve digitar as informações solicitadas e escolher uma senha de acesso e confirmar as informações.

9 - Em caso de dúvidas relacionadas ao  conteúdo contracheque, a quem devo recorrer?
Nessa situação, o servidor deverá se dirigir ao órgão a que estiver vinculado, já que a inteira e exclusiva responsabilidade pelo envio das informações ao banco é do órgão/Empresa. A Prodepa e o Banpará são somente responsáveis pela disponibilização dos contracheques em meio eletrônico.

10 - No município onde moro, não tem agência do Banpará. O que fazer?
Os contracheques poderão ser acessados por meio do site do Governo do Estado do Pará (portal do servidor).

11 - Como será o pagamento dos servidores que não possuem conta em banco?
O pagamento não sofrerá alteração, ou seja, continuará através dos contracheques impressos pelo Governo do Estado do Pará.

12 - Como devo proceder para abertura da conta no Banpará?
É somente se dirigir à agência de sua preferência, portando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência (Originais e Cópias).

13 - Como devo proceder pois estou recebendo meu primeiro salário e não tenho o valor líquido para informar na tela de cadastramento?
Nessa situação, o servidor deverá se dirigir ao órgão a que estiver vinculado e solicitar a informação do valor líquido. Os órgãos possuem relatório com os valores líquidos dos servidores. De posse do valor líquido, seguir o procedimento normal, se cadastrando no site. Ou, se você for correntistas do Banpará poderá emitir o contracheque nos ATM. Se não for correntista do Banpará você receberá o seu contracheque impresso. De posse do valor líquido, seguir o procedimento normal, se cadastrando no site.

14 - Como devo proceder pois recebo pelos Correios?
O pagamento não sofrerá alteração, ou seja, continuará através dos contracheques impressos pelo Governo do Estado do Pará, mantendo o fluxo atual até que o servidor realize a abertura da conta para recebimento dos proventos/ salários.

15 - Pensionistas e aposentados como devem proceder?
O Portal do Servidor é um serviço oferecido pelo SEAD que trabalha apenas com os servidores ativos, portanto não contempla os servidores pensionistas e aposentados que são trabalhados pelo IGEPREV.

16 - Como os órgãos vinculados devem fazer para retenção de pagamento?
Os órgãos deverão mandar ofício para o Banpará pedindo que o banco cancele o crédito do servidor e retire a possibilidade do servidor imprimir o contracheque dos ATM e IBK do Banpará. Os órgãos também deverão encaminhar ofício a SEAD solicitando a retirada do contracheque do servidor do Portal do Servidor.

17 - Mesmo adotando todos os procedimentos para cadastramento e atualizando o meu email, mesmo assim, não estou recebendo o meu contracheque pelo e-mail cadastrado. O que devo fazer?
a) Alguns provedores possuem serviço de anti-spam. Verifique com seu provedor se esta opção está ativa. Caso positivo, você deverá desbloquear o remetente sistema@newsletter.pa.gov.br. Consulte seu provedor sobre como realizar este procedimento.
b) Outra possibilidade é você ter informado o seu email de forma errada no cadastro. As pessoas confundem email com o endereço do site, ou seja, observamos que vários usuários informaram seus emails errados. Portanto acesse a opção: faça seu cadastro, no menu de serviços, para verificar se o seu email está correto.
Para o correio corporativo do estado(o expresso), www.expresso.pa.gov.br não é um email válido, um email válido seria: nome.sobrenome@orgao.pa.gov.br, por exemplo: jose.silva@prodepa.pa.gov.br. Para os emails gratuitos, no gmail seria: nome@gmail.com, no yahoo seria: nome@yahoo.com.br , etc...

18 - Recebi o e-mail, mas não consigo abrir o anexo.
O seu contracheque foi gerado em formato PDF, que é um formato padrão de documento na internet. Provavelmente você não possui o programa para ler nesse formato. Então, basta instalar esse programa no seu computador. Clique aqui para fazer o download do programa e siga as instruções do fabricante para efetuar a instalação. O programa é livre, ou seja, não precisa pagar nada por ele, basta instalar. Caso necessite solicite ajuda ao setor de informática do seu Órgão.

 

Você possui outras dúvidas?
Fale com um de nossos atendentes: (91) 3344-5222

 

Acompanhe os passos para impressão de seu contracheque:

Siga o passo a passo da impressão no Portal do Servidor:  
1º - Entrar no site www.portaldoservidor.pa.gov.br;
2º - Escolher a opção "Serviços";
3º - Escolher a opção "Contracheque”;
4º - Identificação com a matrícula e senha;
5º - Escolher um dos três últimos períodos ou informar o Mês/Ano desejado (Período posterior a novembro de 2002);
6º - Verificar se o e-mail listado está OK. Caso negativo acertar o e-mail escolhendo a opção de alteração de email. Caso OK escolher a opção enviar;
7º - O contracheque será enviado para o email cadastrado;

Siga o passo a passo da impressão via Caixa Eletrônico:  
1º - Pressionar qualquer tecla para abrir a tela inicial;
2º - Escolher a opção "Extrato/Contracheque";
3º - Escolher a opção "Contracheque”;
4º - Identificação com o cartão magnético e senhas;
5º - Informar o Mês/Ano desejado (limitado aos últimos 6 meses) Caso haja mais de um contracheque para o mês solicitado, selecione o contracheque desejado;
6º - Impressão automática do contracheque, em seguida retirar seu contracheque.

Se você optar em imprimir pela internet (site do Banpará), siga os passos abaixo:

1º - Entrar no site www.banparanet.com.br;
2º - Acessar sua Conta;
3º - Selecionar o tipo de conta e digitar o nº da agência e conta;
4º - Digitar a senha de 08 dígitos da internet e a frase secreta;
5º - Escolher "Consultas e Cadastros" – opção "Contracheque”;
6º - Informar o Mês/Ano desejado (limitado aos últimos 06 meses). Caso haja mais de um contracheque para o mês solicitado, selecione o contracheque desejado;
7º - Visualização do contracheque;
8º - Selecione a opção "Imprimir”.