Castanhal sedia os Jogos Estudantis Paraenses 2017

05/09/2017 15:31
America/Belem

 Pela primeira vez na história dos Jogos Estudantis Paraenses uma cidade do interior irá sediar uma etapa da competição. O município de Castanhal, localizado a 74 quilômetros de Belém, vai receber a partir desta quarta-feira (6), setecentos e cinquenta atletas, entre 15 e 17 anos, que estudam em escolas públicas e privadas de 25 municípios, que irão competir nas modalidades de vôlei, basquete, handebol e futsal. A abertura oficial da categoria “B” dos JEPs será a partir às 18 horas, no Ginásio Loyola Passarinho, e segue até o domingo (10).

As etapas finais dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), categoria “B” disputadas no domingo (10) serão transmitidas ao vivo pela TV Cultura. A transmissão pelo Canal 2 inicia a partir das 8 horas e serão seis horas de programação das partidas finais de quatro modalidades. Durante a exibição, as torcidas serão animadas pelas batidas do Dj Zek Picoteiro e show do rapper “Pelé do Manifesto”.

A transmissão terá a final do basquete feminino, depois segue com a transmissão do basquete masculino às 9h, handebol feminino às 10h15 e handebol masculino às 11h20. No período da tarde, às 12h45 será a final do voleibol feminino, às 14h05 voleibol masculino, e, por fim, às 15h30 e 16h30, as finais do futebol de salão feminino e masculino, respectivamente. Os jogos poderão ser assistidos, também, ao vivo, pela internet, no Portal Cultura.

Os jogos dos dias 7, 8 e 9 de setembro estão programados pela manhã e a tarde, e serão disputados em quatro ginásios de Castanhal: Ginásio Poliesportivo Antônio Virgulino (Av. Maximino Porpino) recebe as partidas de basquete, no Ginásio Imperial o futsal; Ginásio Loyola Passarinho as partidas de handebol e no Ginásio da Escola Municipal Maria da Encarnação os jogos de vôlei.  

O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está responsável pela organização dos jogos que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Castanhal e Rede Cultura de Comunicação. Os vencedores estarão classificados para os jogos nacionais que ocorrerão em novembro na cidade de Brasília (DF), entre os dias 16 e 25 de novembro deste ano. Os jogos da categoria “A” (12 a 14 anos) aconteceram em Abaetetuba, no mês passado.

Transmissão TV Cultura

A transmissão dos JEPs é uma iniciativa inédita da emissora gerida pela fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa).  "A TV Cultura do Pará, mais uma vez, traz ao público uma programação diferenciada, voltada para o esporte dentro da escola. Essa programação o público não veria em uma TV comercial. Somos conscientes de que esse é um tema que interessa à sociedade e resolvemos transmitir os jogos, cumprindo o verdadeiro papel da comunicação pública", destaca Tim Penner, diretor da TV Cultura do Pará.

A coordenadora do NEL, Ana Glória Guerreiro, destaca que a parceria entre a Seduc e a Cultura Rede de Comunicação ajuda a fortalecer a prática esportiva nas escolas públicas. "A educação esportiva colabora para a formação da cidadania, construção de valores, hábitos e atitudes saudáveis, sendo uma importante ferramenta contra a evasão escolar e que contribui para a diminuição das desigualdades sociais. Por meio dos JEPs os alunos-atletas podem ter ascensão e visibilidade no cenário esportivo nacional, uma grande oportunidade na vida de muitos que desejam seguir no esporte”, explica.

Os Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) são um evento esportivo que há 59 anos é promovido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Adjunta de Ensino e Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), em parcerias com Entidades Educacionais (escolas públicas e privadas), Desportivas e Prefeituras.

Serviço

Jogos Estudantis Paraenses – JEP´S

Categoria “B”

Abertura: 6/9/2017 (quarta-feira), a partir das 18 horas

Local: Ginásio Loyola Passarinho – Castanhal

Transmissão pela TV Cultura: canal 2

Data: 10/9/2017 (domingo), a partir das 8 horas

Portal Cultura: www.portalcultura.com.br