7ª Reunião do Núcleo Regional do PQG

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 29, no auditório da Secretaria de Agricultura (SAGRI) a 7ª reunião do Núcleo Regional do Programa de Qualidade na Gestão (PQG-PA). Representantes das organizações adesas ao Programa estiveram presentes.

A reunião foi iniciada com o pronunciamento da Secretária Adjunta de Agricultura, Eliana Zacca, “Necessitamos de um “choque de gestão” com foco na transparência, onde predomine a gestão por competência”, disse. Na oportunidade, Eliana expos a necessidade de uma reestruturação organizacional para a SAGRI.

Em seguida, a Coordenadora da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRC-PA), Leila Elias, apresentou a palestra Sustentabilidade Ambiental nos Órgãos Públicos, abordando os aspectos mais considerados nas organizações, como consumo de energia, água, material de expediente e geração de lixo. Leila compartilhou sua experiência na elaboração desses projetos para o CRC e as dificuldades para despertar em todos um comprometimento e envolvimento com as causas ambientais “O meio ambiente grita por socorro e precisamos fazer a nossa parte” concluiu Leila.

O técnico da Fundação Hemopa, Gleydson Silva, apresentou a Carta de Serviço ao Cidadão, um documento elaborado por uma organização pública visando informar aos cidadãos como acessar e obter um ou mais serviços prestados por essa organização, como um todo, ou por uma das suas unidades. A Carta de Serviço ao Cidadão é uma recomendação do Governo Federal, através do Ministério do Planejamento, para as organizações públicas federais, estaduais e municipais.

O representante da Polícia Militar, Cel. Costa Júnior, elogiou os temas apresentados e falou que a adesão ao PQG faz parte das estratégias da PM, nesse ano em que a Polícia Militar comemora seu bicentenário e busca melhorias para sua gestão. Costa finalizou agradecendo à SEAD pela parceria nos cursos de capacitação que iniciarão no próximo dia 03 de outubro na Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA).

Parte dos servidores mais antigos da SAGRI, encerraram a reunião compartilhando suas experiências de trabalho falando das ações de melhorias implementadas a partir do Programa.

As reuniões do Núcleo são promovidas pelo Programa de Qualidade na Gestão objetivando promover a excelência na gestão nas organizações públicas estaduais e municipais, além de primar pela valorização e desenvolvimento das pessoas, no sentido de fomentar a criatividade e a inovação para o crescimento profissional e institucional.