6ª Reunião do Núcleo de Qualidade na Gestão Pública

Na manhã desta quinta-feira, 25, aconteceu a 6ª Reunião Ordinária do Núcleo Regional do Programa de Qualidade na Gestão (PQG), no auditório da Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA). Nesta primeira reunião do semestre, em pauta, foram apresentados os seguintes temas: A gestão de Processos no Setor Público, Procedimentos sobre a Constituição, organização e tramitação de processos no âmbito da Administração Pública Estadual.

Participaram do encontro, representantes de 50% das Organizações adesas ao PQG-PA. A reunião foi aberta pela diretora de Gestão de Pessoas e Logística da Cosanpa, Rosa Pires, representando o presidente Antônio Braga, que deu as boas vindas aos participantes e falou da importância da Cosanpa assumir o Programa de Qualidade e realizar seu diagnóstico de gestão. Em seguida, a consultora jurídica da Diretoria de Desenvolvimento de Gestão da Secretaria de Estado de Administração (DDG-SEAD) Roseleide Ferreira apresentou a Instrução Normativa 001/11 instituída pela SEAD que trata da constituição, organização e tramitação de processos dos órgãos da administração pública estadual.

A Instrução Normativa n° 001 de 11 de Agosto de 2011 está disponível no site da Sead. Clique aqui para ter acesso ao documento.

O gerente de Gestão Estratégica do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Antonio Batista Ribeiro Neto, que palestrou A Gestão de Processos no Setor Público, tema que já ganhou grande dimensão nos livros, MBA e pelo Governo Federal. Antônio mostrou como as organizações tradicionais atuam numa estrutura verticalizada e como as organizações contemporâneas trabalham com uma estrutura baseada em processos (redes), que permeiam toda a organização numa visão sistêmica e mais ágil. “Será que fazemos coisas que contribuem para a missão da nossa organização?”, perguntou, e logo em seguida respondeu, “Às vezes uma atividade temporária se perpetua sem a devida necessidade e o entendimento de, por que fazer, gerando desperdícios de recursos de toda ordem.”. Após a palestras os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Ao final a coordenadora do PQG, Fátima Menezes, agradeceu a presença de todos, dizendo que a SEAD através do PQG, está sempre buscando alinhar as palestras a assuntos em evidência na gestão pública. Além disso, citou que a palestra ministrada nesta reunião, será tema do 3º Fórum Nacional de Gestão por Processos no Setor Público que acontecerá de 29 a 30 em Brasília e Informou também que brevemente a SEAD estará divulgando e treinando os servidores sobe a Instrução Normativa que será conduzida pela Diretoria de Desenvolvimento de Gestão.

O Programa de Qualidade na Gestão Pública objetiva promover a excelência da gestão nas organizações públicas estaduais e municipais, objetivando a melhoria da qualidade na prestação dos serviços públicos oferecidos à sociedade, além de primar pela valorização e desenvolvimento das pessoas, no sentido de fomentar a criatividade e a inovação para o crescimento profissional e institucional.